Glúten: Benefícios e Desafios para a Saúde

Colheres com farinhas Gluten Free, escrita Gluten Free
Sem Glúten

Hoje vamos falar sobre um assunto polêmico: o gluten e você finalmente vai entender se ele é ou não um vilão para a sua saúde!

O que é Glúten?

Primeiro, vamos entender o que é o gluten. Ele é composto por duas moléculas de proteínas, a gliadina e a glutenina.

Quando molhamos a farinha, essas proteínas se combinam, formando uma molécula bem grande, conhecida como gluten. Ele é o segredo da estrutura do pão. Sabe aquele pãozinho macio por dentro e crocante por fora? Pois é, tudo isso é mérito do gluten. Ele também está presente em outras coisas, como a espuma da cerveja, macarrão e até mesmo ajuda a engrossar molhos.

Por que o Glúten é visto como Vilão?

Entretanto, nem tudo são flores, e o gluten também tem fama de vilão. Isso é porque algumas pessoas têm dificuldade em digeri-lo completamente, e isso pode levar a um efeito de acúmulo no intestino, causando desconforto e outros sintomas desagradáveis.

Esse acúmulo acontece nas microvilosidades do nosso intestino, Elas são as responsáveis pela absorção dos nutrientes no nosso intestino. Agora imagina, se essas microvilosidades estão entupidas pelo gluten…. você absorve menos. Você come, compra suplementos caros, e não absorve nada.

Como solucionar esse problema?

Mas, calma, nem tudo está perdido! Há maneiras de minimizar esse efeito indesejado. Se você sofre com intolerância ao gluten, existem duas opções: ou você opta por uma dieta livre de gluten, ou escolhe uma forma de consumir gluten que é mais fácil de eliminar pelo organismo.

É aqui que entra o pão de fermentação natural! A característica do gluten é que, em meios ácidos, ele fica mais fluido, facilitando sua eliminação. E advinha só? A fermentação do pão é um meio ácido! E especialmente no caso do pão de fermentação natural, mais ácido ainda.  Quanto mais tempo o pão fermenta, mais fluido o gluten se torna, e mais fácil ele é eliminado do nosso organismo (claro que tem um limite para o pão não ficar desmilinguido).

Isso acontece porque o gluten ficou mais tempo em meio ácido. Ele fica mais fluido e assim é muito mais fácil eliminar o gluten, tornando a digestão mais suave e confortável.

Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais o pão de fermentação natural é uma escolha mais amigável ao nosso organismo. Além de muito gostoso, ele é saudável. Esse é só um dos motivos pelos quais eu chamo ele de o melhor pão do mundo!

Quer Aprender Mais?

Agora me conta: já experimentou o pão de fermentação natural? E se você ainda não provou, sabia que você pode fazer o melhor pão do mundo na sua casa, e que isso é mais fácil do que você imagina? 🍞😋

Eu liberei, totalmente de graça, um mini curso te ensinando a fazer o fermento natural e o seu primeiro pão de fermentação natural! 

Você encontra esse mini curso no meu app Nanda Benitez, que você pode baixar de graça clicando nos botões aqui ao lado!

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe meu App

Acesse cursos e aulas gratuitas! Instale meu app clicando abaixo!