Guia Completo sobre Fermento: Entenda e Escolha o Melhor

Imagem de fermento natural, levain
Fermentação Natural

Esse é o post definitivo para você nunca mais ter confusão com nenhum tipo de fermento.

O fermento é um ingrediente essencial em várias receitas de pães, bolos e outros alimentos assados. É ele que faz a massa crescer, e dá a textura e o sabor para os diferentes tiupo de produtos.

Mas cada fermento tem suas características e seu uso.

Vamos lá?

Fermento químico

O fermento químico, como o bicarbonato de sódio e o fermento em pó, é uma combinação de ingredientes químicos que reagem quando entram em contato com líquidos ou calor.

Como o nome diz, ele é químico, e não tem nenhuma ação biológica, afinal de contas, não é um organismo. O tipo mais comum, que é  o fermento de bolo, é uma combinação de bicarbonato de sódio, cremor tártaro e amido de milho.

Como seu efeito é químico, ele não precisa de tempo de fermentação, e é ideal para receitas de bolos, tortas e biscoitos, proporcionando um rápido crescimento da massa.

Fermento biológico

Esse fermento também é conhecido como fermento de padaria, e usamos ele para fazer pães de fermento biológico. O fermento tem ação biológica, logo ele não tem ação imediata e precisa de um tempo para agir.

Mais especificamente, o fermento biológico é uma levedura, chamada saccharomyces cerevisiae. Além de pão ele também faz cerveja, vinho… ou seja, é uma levedura bastante ocupada.

Ele é vendido em padarias e mercados, e facilmente encontrado!

Você pode encontrar ele de duas formas: fresco (em tabletes) ou seco (em pó).

Fermento biológico seco fresco

Geralmente vendido em padarias, esse fermento costuma vir na forma de tablets, e em geral é necessário que você o dilua em um líquido antes de usar. Ele deve ser guardado na geladeira, e não pode ser guardado por muito tempo.

Fermento biológico instantâneo seco

O fermento biológico seco é uma forma desidratada do fermento biológico fresco. Ele é comercializado em pequenos sachês ou latas e pode ser armazenado em temperatura ambiente por um período mais longo.

A grande diferença no uso é que o fermento biológico instantâneo seco (ou f.b.i.s. como eu gosto de chamar) pode ser usado diretamente na sua receita, sem misturar com água.

Outra diferença é que o f.b.i.s. é mais concentrado. Mas tanto o fermento biológico  fresco quanto o seco podem ser usados sem problema algum, se você respeitar a proporção de 1 parte de fermento seco para cada 3 partes de fermento fresco.

Fermento natural

Agora chegamos ao fermento natural, ou levain para os íntimos. Ele ainda tem outros nomes: massa madre, sourdough.  Ele é um tipo de fermento feito a partir da fermentação natural de farinha e água. Ele é composto por uma cultura de bactérias e leveduras selvagens.

Ou seja, enquanto o fermento natural tem apenas um tipo de levedura, o fermento natural tem dela e várias outras, além de bactérias.

Pode parecer estranho, mas todos esses organismos se combinam juntos e, ao fazer seu trabalho de fermentação, criam um pão muito, mas muito mais saudável que o que encontramos para comprar por aí. O Famoso pão de fermentação natural, que eu gosto de chamar de o melhor pão do mundo, quando fazemos na nossa casa.

Uma grande diferença desse fermento é que ele não é comprado, mas é bem fácil de conseguir esse fermento, já que ele é basicamente água e farinha.

Existem basicamente 2 jeitos: ganhando ou criando

O jeito mais fácil é ganhar o fermento natural, e para isso, basta pedir! Procure alguém que você conheça que já faça esse tipo de pães, ou peça em uma padaria que trabalha com pães de fermentação natural.

Agora, se você não quer depender de ninguém, ou quer curtir a experiência de criar o seu próprio fermento, você só vai precisar de água, farinha e alguns dias para deixar o fermento pronto.

E pra isso, eu liberei, totalmente de graça, um mini curso te ensinando a fazer o fermento natural e o seu primeiro pão de fermentação natural. 

Você encontra essa aula no meu app Nanda Benitez, disponível gratuitamente clicando nos ícones aqui ao lado.

Agora me conta: qual o tipo de fermento você mais gosta de usar, e para fazer o que?

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe meu App

Acesse cursos e aulas gratuitas! Instale meu app clicando abaixo!